Homem de 23 anos foi enforcado em público em Mashahd

Porto Velho, RO
- O Irã realizou um enforcamento em público, nesta segunda-feira (12), de um jovem condenado pela morte de dois membros das forças de segurança. A informação é da agência de notícias do Poder judiciário israelense Mizan, nesta que é a segunda execução em menos de uma semana de pessoas envolvidas nos protestos antigovernamentais.

Desde setembro, manifestações eclodiram em todo o país, após a morte da iraniana curda Mahsa Amini, de 22 anos, em 16 de setembro, sob custódia da polícia da moralidade, que impõe leis estritas de código de vestimenta obrigatório.

As manifestações se transformaram em uma revolta popular de iranianos de todas as camadas da sociedade furiosos , em um dos piores desafios de legitimidade à liderança clerical desde a revolução de 1979.

"Majid Reza Rahnavard foi enforcado em público na [cidade sagrada xiita de] Mashahd esta manhã. Ele foi condenado à morte por 'fazer guerra contra Deus' depois de esfaquear até a morte dois membros das forças de segurança", informou a agência Mizan.

De acordo com a agência de notícias Fars, Rahnavard matou dois membros da força voluntária Basij e feriu outros quatro. A força Basij, afiliada à Guarda Revolucionária do país, tem liderado a repressão estatal aos protestos.

Ativistas nas mídias sociais criticaram a execução de Rahnavard, de 23 anos, como "um ato criminoso" do establishment clerical para impedir a dissidência.

"Eles ligaram para a família de Rahnavard às 7h [horário local] e disseram-lhes para ir ao cemitério Behesht-e Reza. 'Executamos seu filho e o enterramos', disseram eles", postou a conta ativista amplamente seguida 1500Tasvir no Twitter.

Fonte: Agência Brasil