Economista foi apresentado como número 2 do petista em reunião com Paulo Guedes e secretários do Ministério da Economia

Porto Velho, RO -
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse durante a reunião com Paulo Guedes, atual chefe da Economia, que o economista Gabriel Galípolo será seu secretário-executivo. No encontro na manhã desta terça-feira, Haddad ainda solicitou a Guedes que Galípolo possa marcar reuniões o quanto antes com o atual secretário-executivo, Marcelo Guaranys. Haddad e Galípolo tiveram nesta terça-feira uma reunião de trabalho no Ministério da Economia.

O economista de 39 acumula experiências no setor público e privado, sendo reconhecido por ser uma das figuras chaves para intermediar a relação entre a campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva com atores do mercado financeiro, nas eleições deste ano.

Ele participou da série de reportagens do GLOBO "O País que queremos", em que vários economistas discutiam desafios para o país. Galípolo escreveu sobre privatização.

A informação sobre seu novo cargo no governo eleito foi confirmada por diversos presentes na reunião. No começo da tarde, Haddad, ao sair do Banco Central, também confirmou a informação.

Galípolo atuou de 2017 a 2021 como presidente do Banco Fator e, desde de 2009, é sócio na própria empresa, Galípolo Consultoria, responsável por estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Atualmente o economista também atua como Conselheiro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), desde fevereiro deste ano.

Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Gabriel Galípolo é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) desde janeiro de 2022 e já foi professor de graduação na Faculdade de Economia da PUC-SP de 2006 a 2012.

Atuação no governo de São Paulo

No setor público, passou por dois cargos relevantes na seara econômica. Chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo e atuou como diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do estado de São Paulo, duas funções sucessivas nos anos de 2007 e 2008.

Haddad se encontrou na manhã desta terça-feira por cerca de duas horas com Paulo Guedes, e ficou cerca de 30 minutos a sós com o atual ministro. Galípolo estava na reunião. Haddad ainda almoçará com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e deverá falar pela primeira vez com a imprensa desde que foi nomeado ministro na sexta-feira às 18h, no CCBB, em Brasília.


Fonte: O GLOBO