O 5G abre caminho para os carros autônomos tomarem conta das ruas. Se fosse depender do 4G, um veículo do tipo demoraria tempo demais para reagir a situações inesperadas

Porto Velho, RO - Disponibilizado oficialmente no Brasil desde julho, o 5G é uma inovação cuja dimensão ainda é uma incógnita para muita gente. Daí a importância, para começo de conversa, de comparar a novidade com o 4G, com o qual todo mundo já está habituado.

Qual a diferença entre 4G e 5G ?

Recorrendo à tecnologia antiga, um smartphone consegue efetuar downloads, em média, a uma velocidade de 30 megabits por segundo. Com o 5G, essa velocidade pode saltar para 20 gigabits por segundo. “É um aumento muito grande”, observa Maria Teresa de Azevedo Lima, diretora-executiva da divisão da Embratel voltada para órgãos públicos.

A latência

O tempo que uma solicitação leva para ser transferida de um ponto para outro — também é incomparável. Em geral, a latência associada ao 4G é de 50 milissegundos. Já a do 5G é de no máximo 10 milissegundos, aproximadamente. “É comparável ao tempo que nós, seres humanos, levamos para reagir a determinados estímulos”, explica a executiva da Embratel.

O que muda com a chegada do 5G ?

O 5G abre caminho para os carros autônomos tomarem conta das ruas. Se fosse depender do 4G, um veículo do tipo demoraria tempo demais para reagir a situações inesperadas, como o fechamento abrupto de um semáforo ou o aparecimento de um animal na pista. Com 10 milissegundos de latência, diminuem-se os riscos de colisões.

Fonte: Portal CM7