Atacante revela troca de mensagens com treinador do Real Madrid, uma das maiores inspirações do técnico do Brasil

Vini Jr. oscilou no Real Madrid enquanto Zidane era treinador do time espanhol. Não por coincidência, tinha dificuldades para entrar no grupo que Tite começava a montar depois da Copa do Mundo de 2018. A troca de comando na equipe merengue coincidiu com a guinada do atacante. Tanto no clube quanto na seleção. Carlo Ancelotti, seu estilo e suas semelhanças com o comandante brasileiro ajudam a explicar como que o jogador revelado pelo Flamengo é atualmente uma das referências ofensivas do Brasil no Mundial no Catar.

Responsável por um gol e duas assistências na competição, ele fincou bandeira na equipe titular de Tite apenas no período de treinos iniciado em Turim. Apresentou-se à seleção com os conselhos de Carlo Ancelotti na bagagem. Era uma preocupação do treinador, orientá-lo não apenas para se encaixar melhor no esquema do Real, como também na seleção brasileira. Há diferenças na forma como as equipes jogam e o garoto de 22 anos precisava se adaptar às duas maneiras.

Mesmo imerso na primeira Copa do Mundo da carreira, Vini Jr segue recebendo mensagens de Ancelotti. O italiano lapida ao máximo o relacionamento pessoal com os jogadores, uma virtude que Tite também possui. Tanto que é uma preocupação do brasileiro manter contato com os jogadores mesmo no período em que estão à serviço dos clubes. De acordo com o atacante brasileiro, é o maior ponto de intercessão entre os dois treinadores.

- Ancelotti contribuiu bastante para eu estar aqui, sempre deu a confiança que eu preciso. Ele me deu os esporros que precisava nos momentos certos. É como se fosse um pai para mim, tem sempre um carinho, mas a responsabilidade também. Ele e Tite se parecem na parte de saber lidar com o atleta, saber lidar com os jogadores, incluindo os de maior nome. Quero manar um abraço para o Ancelotti - afirmou Vini Jr.

Técnicos próximos

Não se trata de uma coincidência, as semelhanças entre Tite e Carlo Ancelotti. O treinador brasileiro tem no italiano uma referência. Quando questionado sobre qual treinador admirava mais, Pep Guardiola ou Jurgen Klopp, respondeu o nome do italiano. Quando tirou um período sabático, depois de conquistar Libertadores e Mundial pelo Corinthians, o brasileiro passou um período acompanhando os trabalhos de Ancelotti. Foi quando reforçou a admiração. Os dois mantém contato até hoje.

Os dois jogadores que mais se beneficiaram dessa proximidade foram, além de Vini Jr, Rodrygo. O segundo, escalado em todas as posições do ataque do Real Madrid, virou um coringa na seleção. Atualmente, é visto por Tite como o reserva imediato de Neymar.

Vini Jr, porém, está em um estágio superior. Ganhou a titularidade e convenceu Tite a abrir mão de um volante de maior marcação e escalar Paquetá mais recuado, dando vida ao quinteto ofensivo da seleção brasileira. A formação, que partiu de uma opção para o treinador, é agora o esquema principal do Brasil em busca do hexacampeonato. Ajudou o fato de o atacante ter se tornado um jogador importante também na marcação.

- Sempre procurei evoluir, aqui e no clube, onde estou na maior tempo. Tite e Ancelotti são muito parecidos, eles se falam bastante, e tenho aprendido bastante aqui também. Quando se joga em um futebol de alto nível, não há tempo pra se lamentar. Você tem de evoluir, aprender o mais rapidamente possível. A cada jogo, é ficar mais agressivo na marcação - afirmou.


Fonte: O GLOBO