Dundo e Zig versus Lina e Feaus, os duendes encantam e exalam alegria com humor no tempo certo. Espetáculo fica em cartaz até 23 de dezembro.

Manaus, AM - O espetáculo "O Encanto do Natal" está levando humor ao palco do Teatro Amazonas com os ajudantes do Papai Noel. Os personagens emocionam e, ao mesmo tempo, sabem extrair boas risadas da plateia.

O espetáculo tem sessão nesta terça-feira (13), às 20h. Com ingressos esgotados, o musical recebe novo agendamento na sexta-feira (16).

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, responsável pelo espetáculo, o musical revela novos talentos e abre espaço para artistas locais.

No palco, Dundo, Zig, Lina e Feaus, os duendes do espetáculo, se destacam pelas cenas de humor, com diálogos repletos de regionalidades.


Espetáculo 'O Encanto do Natal' reúne ajudantes do Papai Noel no palco do Teatro Amazonas — Foto: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Jovens atores amazonenses dominam o palco e conduzem a narrativa que conta a história de Samuel, um adulto frustrado com o Natal. Os duendes-ajudantes do Papai Noel, Dundo e Zig, assumem a missão de resgatar no personagem a simbologia natalina, enquanto Lina e Feaus, duendes “do mal”, são o contraponto e não medem esforços para sustentar a atmosfera frustrante que ronda Samuel.

Diálogos leves que citam locais comuns aos amazonenses, como o Largo de São Sebastião, além de dialetos e gírias, estão na narrativa. Em meio ao contexto natalino, os duendes trazem à tona composições de sucesso, como “Tic Tic Tac (Bate forte o tambor)”, a coreana “Gangnam Style”, “Thriller” e “Macarena”.

A diretora artística do espetáculo, Ana Claudia Motta, explica que o texto de Roger Barbosa traz momentos sacros, de reflexão, de emoção e também de humor. “A própria dramaturgia já traz uma proposta de alguns personagens cômicos e, na ação, a gente potencializou essa questão cômica. Com bons atores, tudo fica mais fácil”, revela a diretora.

Personagens

No quarteto de atores que interpretam os duendes está o amazonense Clayson Charles, que soma 15 anos de carreira de ator e palhaço. Com um currículo de espetáculos, ele mostra intimidade com o palco, interpretando Dundo.

“O Dundo é mandão. Ele tem o parceiro, que sempre cumpre as ordens dele, o Zig. Tem aquelas pessoas que sempre têm um amigo, que dá ideia e que vai dar errado, o Dundo tem essa vibe”, disse o ator.

Já Matheus Salazar faz sua estreia no teatro no papel de Feaus. Ele é integrante do Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro e do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA). Ao participar das audições para escolha do elenco do espetáculo, o jovem ator conquistou o personagem e sabe da responsabilidade em prender a atenção da plateia.

“Querendo ou não são eles (duendes) que trazem essa pegada ultra cômica, o que joga o espetáculo para cima, ou seja, os duendes têm que estar com a energia a mil”, disse Matheus, que aposta na veia cômica. “Acho que foi muita essa questão de trazer o espetáculo de Natal para o nosso jeito, para a nossa regionalização, isso é muito importante”, completa.

A atriz Thiana Colares, amazonense do município de Autazes, interpreta a duende Lina. Com 10 anos de carreira e há quatro anos no elenco do espetáculo de Natal, nesta edição, ela assume um personagem antagonista com repentes de humor.

“A comicidade é isso. É o tempo, é feeling, é o timing e sentir a cena, uma pausa, às vezes o menos é mais. E que bom que o público está recebendo de forma muito positiva”, afirma.

Temporada natalina

“O Encanto do Natal” é uma das atrações que integra “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Com duas horas de duração, o musical contou com o envolvimento de mais de 150 profissionais, incluindo os Corpos Artísticos do estado, como Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico, e elenco do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, além de artistas convidados. Na regência do espetáculo se revezam os maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Ao todo, a montagem terá 16 apresentações, até o dia 23 de dezembro. A entrada é gratuita, mediante agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), a ser realizado na sexta-feira (16/12), a partir das 15h. A classificação é livre.


Fonte: G1/AM