O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

Ontem Errei: a capital da Paraíba era “Paraíba do Norte”, passando a “João Pessoa” em 1930. 

BOM DIA, sábado, 5 de NOVEMBRO

HOJE É

Dia Nacional da Língua Portuguesa. Dia Nacional da Ciência e da Cultura (Lei nº 5.579/ 1970). Dia do Técnico Agrícola. Dia do Cinema Brasileiro. Dia Nacional do Radioamador. Dia do Técnico em Eletrônica. Dia Nacional do Interactiano.  Dia Nacional do Designer. Dia do Protético Dentário. Dia de Atenção Mundial para Tsunamis. 

Católicos celebram Dia de São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista e tios de Jesus. São Donino. São Teótimo e São Filóteo.  

RONDÔNIA

1921 – Pela lei amazonense 1126 deixa de existir a comarca de Porto Velho, voltando a ser anexada à de Humaitá.

1941 – O Ministério da Agricultura encerra inspeção, de Santo Antônio a Guajará-Mirim, sobre o potencial agrícola da região visando possíveis investimentos – as duas cidades ainda eram de Mato Grosso.

1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, em Porto Velho. 

BRASIL

1849 — Ruy Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro (m. 1923). 

Em 1893 – Nasce Sobral Pinto, jurista brasileiro (m. 1991). 

Em 1897 — O anspeçada (graduação antiga do EB, entre recruta e cabo) Marcellino Bispo de Mello tenta matar o presidente Prudente de Morais. 

1898 — Nasce Frei Damião, frade muito famoso no Nordeste (m. 1997).  

2015 — Acontece o maior acidente ambiental do Brasil, o rompimento da barragem de Mariana (MG).

MUNDO

2007 - O sistema operacional móvel Android é disponibilizado pelo Google. 

FOTO DO DIA

Trazidos da ilha de Marajó (PA), para distribuição com ribeirinhos do Rio Guaporé, mas  acabaram colocados na região conhecida por “Fazenda Pau d’Óleo”, conforme Walter Bartolo, responsável, segundo ele, por trazer os animais, cerca de 30  búfalos, que se multiplicaram, criando um problema ecológico, selvagem e violento. 

Em 2016 foi aprovada uma lei permitindo caçada dos animais, que não vingou.  Segundo o ex-governador Confúcio Moura, a Fazenda agora é um local de campos alagados, matas e buritizais. “Búfalos soltos que nem as onças, cobras e jacarés. Nem o documento, a escritura com seus limites territoriais, tudo ainda é domínio da União”, e conclui “O Estado é um posseiro desleixado.” (https://senadorconfucio.com.br/pau-doleo-o-patrimonio/).