Manaus, AM - De 28 de novembro a 8 de dezembro, os cristãos de Humaitá (AM) e região, estarão mais uma vez reunidos, para celebrar a devoção a padroeira do município, Nossa Senhora Imaculada Conceição.

A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição, vem desde os primeiros instantes que o fundador da cidade, José Francisco Monteiro desembarcou na comunidade, em 15 de maio de 1869.

Já nos primeiros dias na Terra da Mangaba, o seu fundador mandou construir uma capela, que foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição, ao qual era grande devoto. Para o historiador e escritor Raimundo Neves de Almeida (Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá), “... a obra pode ser considerada a pedra fundamental do povoado, que deu origem ao município de Humaitá”.

A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição não é apenas uma manifestação de respeito e gratidão da população católica a padroeira de Humaitá, sim, um momento que está enraizado no contexto histórico do município, há 146 anos. 

A Festa da Padroeira, como é popularmente conhecida é o evento que reúne o maior número de pessoas, oriundas de vários municípios do Amazonas e de outros estados da região norte do Brasil.

Este ano, com o tema principal, ‘A ALEGRIA DE SERVIR NA MISSÃO COM MARIA’moradores e visitantes de diversas cidades da região, durante nove dias, vão acordar cedo para rezar e agradecer a santa padroeira, durante Terço de Penitência, seguido da Santa Missa.

Todos as noites, após as celebrações eucarísticas a festa continua na Quadra da Matriz, onde acontecerá a Festa Social.

 

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

 

05h30 - Terço de Penitência seguido da Santa Missa

11h30 – Ofício de Nossa Senhora

15h – Terço da Divina Misericórdia

17h30 –Terço Mariano

19h30 – Santa Missa/Novena

20h45 – Festa Social/ Leilão presencial e virtual e venda de comidas típicas.