Auxílio inclui reforma de tanques e mísseis T-72

Porto Velho, RO - Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira (4) um adicional de US$ 400 milhões em auxílio militar à Ucrânia, incluindo a reforma de tanques e mísseis T-72 para os sistemas de defesa aérea HAWK para Kiev.

A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, disse a repórteres que os EUA pagariam a reforma de 45 tanques T-72 da República Tcheca e financiariam a reforma de alguns mísseis para os sistemas de defesa aérea HAWK.

Singh disse que, além dos fundos para reformar os mísseis HAWK, os fundos prometidos de 400 milhões de dólares da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia (USAI) reformariam tanques tchecos da era soviética e dariam a eles "pacotes avançados de óptica, comunicações e blindagem". Também houve financiamento para comprar 1.100 sistemas aéreos não tripulados táticos fantasmas Phoenix e 40 barcos fluviais blindados, entre outras capacidades.

Em outubro, a Reuters escreveu pela primeira vez sobre a iniciativa de fornecer mísseis interceptores HAWK para a Ucrânia. Eles seriam uma atualização para os sistemas de mísseis Stinger - o sistema de defesa aérea menor e de menor alcance - que os Estados Unidos já enviaram para impedir a invasão da Rússia.

Uma vez que os mísseis de defesa aérea HAWK sejam reformados, eles poderão ser incluídos no futuro Presidential Drawdown Authority (PDA), que permite que os Estados Unidos transfiram artigos e serviços de defesa de estoques rapidamente sem aprovação do Congresso em resposta a uma emergência.

Fonte: Agência Brasil