Hengameh Ghaziani estava entre as oito personalidades e políticos questionados por comentários sobre a onda de protestos desencadeada pela morte de Mahsa Amini em setembro

A famosa atriz iraniana Hengameh Ghaziani foi libertada sob fiança mais de uma semana depois de sua detenção por apoiar os protestos que acontecem desde setembro no Irã, segundo a agência de notícias Tasnim. Já a agência de notícias estatal Irna informou, neste domingo, que Ghaziani "foi libertada com base em uma ordem das autoridades judiciais".

Um dia antes, duas das figuras mais proeminentes presas por apoiar os protestos — o jogador de futebol Voria Ghafouri e o dissidente Hosein Ronaghi — também foram soltos sob fiança.

Em 20 de novembro, autoridades judiciais iranianas informaram que Ghaziani estava entre as oito personalidades e políticos interrogados por seus comentários sobre a onda de protestos desencadeada pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, sob custódia policial em 16 de setembro. Amini foi detida por supostamente quebrar o rígido código de vestimenta do Irã para mulheres.

Milhares de pessoas foram presas e dezenas morreram na repressão aos protestos, que as autoridades descrevem como "distúrbios" fomentados por inimigos ocidentais. Antes de sua prisão, Ghaziani, de 52 anos, afirmou que havia sido intimada pela Justiça e em seguida postou um vídeo no Instagram em que tirava o véu.

Ghaziani ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de cinema Tehran Fajr em 2008 e 2012.

Antes mesmo do início da onda de manifestações desencadeada pela morte de Amini, figuras do cinema iraniano já estavam sob pressão do governo. Os premiados diretores Mohammad Rasoulof e Jafar Panahi estão presos desde o início do ano, acusados de “incitar distúrbios públicos”.


Fonte: O GLOBO