Campanha iniciou, nesta quarta-feira (30), com o Simpósio Estadual de HIV/Aids, na Fundação de Medicina Tropical, em Manaus.

Manaus, AM - O Amazonas lançou, nesta quarta-feira (30), a programação da campanha “Dezembro Vermelho” voltada à conscientização da prevenção e combate ao HIV/Aids no Amazonas. Com o slogan “(Con)vivendo na Posithividade: Respeito e Cuidado”, a ação vai promover testagem, workshops e estratégias integradas.

O pontapé inicial da campanha está sendo realizado nesta quarta (30), com o Simpósio Estadual de HIV/Aids, sobre o cuidado à pessoa vivendo com HIV/Aids no estado. A ação é realizada na Fundação Medicina Tropical (FMT), das 8h às 17h, e é aberta a todos os públicos.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a programação tem como alvo os profissionais de saúde, acadêmicos e população em geral. Além de prevenir e levar o diagnóstico precoce, a campanha também tem o objetivo informar e provocar reflexão de que é possível viver com HIV sem estigma e preconceito.

O Simpósio Estadual de HIV/Aids contará com palestras sobre o respeito e cuidado no conviver com pessoas vivendo com HIV/Aids, o manejo do HIV, prevenção e transmissão vertical de HIV, os desafios e as perspectivas da Terapia Antirretroviral (TARV), e tratamento da HIV/Aids.

Testagem

Além do simpósio, a campanha conta com ações de testagens e mobilização social e abordagem de pacientes vivendo com HIV/Aids que possam ter indicação para Infecção Latente por Tuberculose (ILTB).

Para a realização dos testes rápidos de HIV e sífilis não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica. Basta apenas levar um documento original com foto. A FMT-HVD alerta, no entanto, que o teste rápido de HIV e sífilis não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento.

O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou ter sofrido algum tipo de acidente biológico.

Confira a programação da 'Dezembro Vermelho'

Quarta-feira (30)

Ação: Simpósio Estadual de HIV/Aids

Local: FMT-HVD

Avenida Pedro Teixeira, S/N, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.

Horário: das 08h às 17h

Público: Profissionais de saúde, acadêmicos e população em geral

Quinta-feira (1º)

Ação: Testagem para HIV e mobilização social

Local: Praça XV de Novembro (Praça da Matriz)

Avenida Eduardo Ribeiro, bairro Centro, zona sul de Manaus.

Horário: das 09h às 16h

Público: População no local

Quinta-feira (1º)

Ação: Mesa Redonda de Vivência Positivas e Workshop de Educação Comunitária em Saúde

Local: Auditório Graça & Wilson Alecrim, no Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), integrante da FMT-HVD.

Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.

Horário: das 08h30 às 16h

Público: Profissionais da saúde, ativistas sociais, movimentos sociais e estudantes de nível superior.

Sexta-feira (2)

Ação: Testagem para HIV

Local: Policlínica Cardoso Fontes

Rua Lobo D’Almada, bairro Centro, Zona Sul de Manaus.

Horário: das 08h às 12h

Público: Pacientes no local

Sábado (3)

Ação: Ação Integrada para início de tratamento de ILTB para pessoas vivendo com HIV/Aids.

Local: FMT-HVD

Avenida Pedro Teixeira, S/N, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.

Público: Pacientes no local

Fonte: G1/AM