Comprar iPhone barato na internet não tem sido das tarefas mais fáceis. Com a alta do dólar e o aumento dos preços das importações, quem deseja trocar de celular acaba precisando recorrer a vendedores particulares, o que nem sempre é uma escolha agradável.

Isso porque a internet está cheia de golpistas prontos para tirar vantagem dos mais desavisados através de anúncios que prometem aparelhos novos ou seminovos por preços abaixo dos praticados no mercado.

O especialista em vendas, e uma das referências do Brasil no mercado de iPhone, Auricesar Filho, também conhecido como “Muambeiro”, faz o alerta: “não confie em vendedores dos quais você não tem referência”.

Com tantos criminosos à solta na internet, você acredita que seria capaz de evitar cair em um golpe? Continue lendo e veja dicas de um especialista de como não ser mais uma das tantas vítimas!

Como os golpes de iPhone funcionam?


Auricesar Filho Empresário Iphones

“Procure informação. Sem informação você vai colocar todo o dinheiro da sua vida em risco.”

Com essas palavras, Auricesar procura alertar as pessoas durante uma live em seu Instagram oficial (@auricesarf). Os golpistas estão sempre de plantão esperando uma oportunidade para ludibriar as pessoas.

No caso do golpe do iPhone, os principais prejudicados são compradores que investem grandes somas de dinheiro pensando nos lucros com possíveis revendas. 

Como é feita a abordagem das vítimas?

A abordagem geralmente é feita através das redes sociais ou sites de revenda. O anúncio logo atrai os interessados por conta dos preços abaixo do valor de mercado.

Os contatos iniciais são sempre muito normais, sem aparente necessidade de desconfiança, já que os golpistas se valem de fotos e vídeos do produto para comprovar a autenticidade do anúncio. Para manter as aparências e a credibilidade, eles chegam inclusive a enviar produtos de forma legítima, como ressalta o especialista.

“Eles enviam mercadorias para várias pessoas, iPhones lacrados, que a gente não sabe que procedência têm. Esses caras têm muitos cartões clonados, e daqui a pouco esses iPhones vão ficar como roubados na mão de quem comprou”, alerta Auricesar.

Confiantes, os compradores continuam fazendo negócios com os golpistas, ainda entendendo que encontraram uma ótima oportunidade. O que não sabem, porém, é que estão sendo vítimas de golpes que estão movimentando milhões de reais. 

Como funciona o golpe?

Depois de algumas compras legítimas, as vítimas, seguras de que estão comprando de um vendedor idôneo, colocam ainda mais dinheiro nas mãos desses estelionatários. O que acontece depois, o próprio Auricesar explica.

“Com preços muito baratos, ele vai e explode uma promoção. Quando a promoção explode, ele promete te enviar bônus e brindes, e você se empolga. Nisso teve gente que vendeu carro, que vendeu moto, para comprar com essas quadrilhas. O que aconteceu? Sumiram. E agora tem pelo menos 300 famílias prejudicadas”.

O modus operandi é sempre o mesmo. Depois que os investimentos aumentam consideravelmente, os golpistas inventam desculpas para não enviarem as próximas remessas pagas e somem.

Resta às vítimas procurarem a polícia, mas o estrago já foi feito. O último grande golpe de compra de iPhone ocorrido no Brasil foi em abril desse ano. A quadrilha movimentou o equivalente a R$ 11 milhões de reais em transações. 

E como evitar esses golpes?

Comprar Iphone Usado

Embora os golpistas consigam levar vantagem sobre muitas pessoas, saiba que é perfeitamente possível evitar ser mais uma das tantas vítimas Brasil e mundo afora. Abaixo seguem algumas dicas para ser capaz de identificar essas fraudes. 

Desconfie

O primeiro passo para evitar esses golpes é desconfiar. Se uma oferta parece boa demais, mantenha um pé atrás a todo instante. Não se jogue de cabeça, ainda mais se você é novo no ramo. 

Comprar com quem tem referência no mercado

Para quem tem o interesse em se lançar no mercado de revenda de iPhones – ou que deseja apenas trocar de celular –, a grande dica é comprar com quem tem referência.

“Se você vai começar no mercado de iPhones ou se você é do mercado de iPhones, compre com quem tem referência, compre com quem está aqui no Brasil, com quem você já viu”, ressalta Auricesar. 

Procure informação

Com a explosão das mídias sociais, há bastante informação disponível na internet que pode ser usada para se proteger desses golpes. Pedir referências do vendedor nos grupos de Whatsapp e Telegram de influenciadores é outra grande dica.

Nesses canais há uma concentração de pessoas que já estão empreendendo e, portanto, conhecem o mercado, de modo que eles podem auxiliar a identificar possíveis golpes. 

Evite empolgação e esconder a sua “grande oportunidade”

Portanto, evite a ideia de que você deve preservar a sua “galinha dos ovos de ouro”. Muitas pessoas são vítimas de golpistas porque se empolgam tanto com a oportunidade que guardam para si mesmos, ainda que conversar com quem tem mais experiência possa ajudar a evitar a fraude.

Outro dica é procurar pelo vendedor nas redes sociais, embora as quadrilhas hoje em dia utilizem laranjas para aplicar os golpes, geralmente pessoas em condição de pobreza.

Os criminosos oferecem uma boa quantidade de dinheiro em troca dos dados da pessoa, e se utilizam disso para criar perfis falsos que utilizam para efetuar as fraudes. 

Conclusão 

Quando for trocar o celular por um novo, seminovo ou usado, é preciso estar bem atento ao que o mercado irá oferecer a você. Não somente em termos de preços, mas também na série de oportunistas de plantão que estão esperando para se aproveitar dos mais descuidados.

Golpe do Iphone Barato Usado

Antes de fazer qualquer negociação pela internet é preciso ter em mente que existem milhares e milhares de criminosos no Brasil nesse exato segundo esperando para aplicar os mais diferentes golpes.

O mercado de iPhone, em particular, é muito visado por essas quadrilhas, já que se trata de um produto com grande apelo popular e alto valor. Portanto, se você estiver pensando em trocar de celular ou mesmo fazer compras para revenda, é preciso certificar-se de que irá negociar com vendedores confiáveis.

O principal instrumento no combate às fraudes é a informação. Quanto mais informação sobre o funcionamento do mercado de iPhone, maiores serão as suas chances de se livrar de um golpe.

Portanto, leia sobre o assunto, entre em contato com especialistas, frequente grupos em redes sociais. E caso uma oportunidade que parece muito boa chegue até você, não tenha medo de compartilhá-la. O diálogo pode abrir seus olhos para um possível esquema fraudulento.