Reunião se realiza um dia depois da cúpula de chanceleres da Celac. (Foto: Prensa Latina)
O encontro acontecerá no Centro Cultural Kirchner, na capital, e sua sessão plenária será presidida pelo presidente Alberto Fernández, segundo a Secretaria de Comunicação e Imprensa desta nação.
Recentemente, o chanceler argentino, Santiago Cafiero, e o alto representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, destacaram a importância do evento para promover o diálogo entre os dois blocos e fortalecer a cooperação entre as regiões.
Por outro lado, discutiram a urgência de aumentar a colaboração em setores estratégicos como energia e alimentos.
Eles também defenderam o aumento de ações conjuntas contra as mudanças climáticas, pela igualdade de gênero, direitos humanos, educação, cultura, digitalização e biotecnologia.
Após sua reunião, os chanceleres da Celac emitiram um comunicado conjunto no dia anterior em que destacaram a importância de ampliar os laços com parceiros extrarregionais e ratificaram seu compromisso com a construção de um mundo mais justo, inclusivo, equitativo e harmônico.
Da mesma forma, insistiram na necessidade de garantir o respeito ao Direito Internacional, a igualdade soberana dos Estados, a cooperação para o desenvolvimento, a integridade territorial e a não intervenção nos assuntos internos.
Fonte: Brasil247
0 Comentários